Duas Garotas Românticas, um clássico cheio de cores, leveza e romantismo que completa 50 anos

Filme-musical icônico foi exibido na sessão clássica do Varilux 2017

Duas Garotas Românticas_11

A sessão clássica do Festival Varilux de Cinema Francês 2017 veio nas cores e no ritmo de um dos mestres dos musicais:  trata-se de Jaques Demy e seu icônico Duas Garotas Românticas, que esse ano completa 50 anos. Lançado em 1967, o longa ficou famoso, dentre outras coisas, por ter contado com a colaboração do maior ator e coreográfico de musicais que Hollywood já conheceu, Gene Kelly. Além de interpretar um dos papéis no filme, falando francês, Kelly foi um dos responsáveis pelas coreografias da produção.

Duas Garotas Românticas_01

Irmãs na vida real e na ficção: Françoise Dorléac (à esquerda) e Catherine Deneuve (à direita), protagonistas de Duas Garotas Românticas.

O enredo do filme é sobre a história de duas irmãs gêmeas: Delphine (Catherine Deneuve) e Solange Garnier (Françoise Dorléac). A primeira ensina dança e a segunda dá aulas de música para crianças e quando um grande festival de talentos se aproxima, elas e vários outros moradores da cidade se preparam para participar enquanto se envolvem em encontros e desencontros permeados por desventuras amorosas.

Fatos corriqueiros são mostrados com encanto, graça e humor, tendo o acaso como elo que interliga as tramas das personagens: as duas irmãs que conhecem sem saber o pai do irmão caçula, que por sua vez conhece o estrangeiro que viria a se tornar a paixão de uma das gêmeas e o marinheiro que é tem na outra seu ideal romântico desconhecido – e por aí vai.

Duas garotas românticas_04

Maior astro dos musicais de Hollywood, Gene Kelly participa do filme fazendo o que sabe de melhor.

Marcado pelo romantismo, pela plasticidade estética e pelos números musicais extremamente técnicos e bem realizados, Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort, no original em francês) é considerado um dos melhores filmes do gênero musical em todos os tempos. Com sequências icônicas, estrelas como Catherine Deneuve e Gene Kelly, o longa conquistou o público e a crítica especializada, repetindo o feito de outro clássico de Jacques Demy, Os Guarda-Chuvas do Amor, só que em menor proporção.

“Um filme leve que fala de coisas sérias”

Duas garotas românticas_03

A intenção de Jacques Demy com Duas Garotas Românticas era produzir um musical que abordasse temas densos com leveza. Sucesso à época e também sob um olhar retrospectivo, passadas cinco décadas desde o lançamento, pode se afirmar sem receio que ele conseguiu realizar sua intenção com o longa. O filme fala, dentre outras temáticas, sobre ideal romântico, abandono, ser mãe de três filhos de pais desconhecidos (ainda um tabu em 1967), amores fugazes e até de assassinato, tudo numa atmosfera dramática leve, fluida e até lúdica.

O último filme de uma jovem estrela

francoise-dorleac-the-young-girls-of-rochefort

Duas Garotas Românticas ficou marcado como o último trabalho no cinema da jovem e estonteante Françoise Dorléac, que morreu aos 25 anos em decorrência de um acidente automobilístico, quando ia de Saint-Tropez em direção ao aeroporto de Nice para ir à Londres, onde acompanharia uma sessão do filme recém-lançado. Irmã de Catherine Deneuve também na vida real – porém não gêmea – Françoise era considerada uma das mais promissoras atrizes do cinema francês, tendo participado de 16 filmes até sua despedida precoce. Ficou imortalizada no registro luminoso de Jacques Demy como uma estrela talentosa e exuberante.

Clássico

Por todos esses elementos, Duas Garotas Românticas é um clássico do cinema francês e mundial, cristalizado na memória afetiva do público e na avaliação da crítica como um musical singular. Com canções icônicas, abordagem ousada e leve ao mesmo tempo, sequencias inesquecíveis e primorosamente encenadas e coreografadas, foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1967. Passados 50 anos, se consolidou como uma das obras-referências do cinema de gênero e uma produção capaz de até hoje cativar quem a assiste pela primeira vez.

Duas Garotas Românticas_07

Deixe um Comentário